NOTÍCIAS
         Artesanato e  Agronegócio serão destaque na Feira do Empreendedor
         
         De 21 a 24 de agosto o público  que visitar a Feira do Empreendedor no Centrosul, em Florianópolis, terá a  oportunidade de conhecer o Programa SEBRAE de Artesanato, com seus cinco mais  importantes projetos: ArteCatarina, Tranças da Terra, Mulheres do Frei, Serra  Catarinense e Sul Catarinense, sendo alguns trabalhos uma referência nacional  do artesanato brasileiro.
  Com papel preponderante no Brasil, o  artesanato movimenta cerca de 28 bilhões por ano, o que já corresponde a 2,8%  do PIB, além de representar a principal fonte de renda de 8,5 milhões de  brasileiros.
  
         O projeto do SEBRAE /SC em parceria  com mais de 900 pessoas em todo o estado, que integram grupos de artesanato,  tem como objetivo disponibilizar consultoria, informação e oportunidades de  negócios com foco no acesso a mercado.
           
         Um espaço de 100m² está destinado na Feira do Empreendedor  para o artesanato catarinense. Uma loja será montada com mais de cinco mil  produtos que fazem parte dos projetos do Programa SEBRAE de Artesanato para  comercialização. O espaço será todo decorado com tecidos e móveis do  ArteCatarina.
         
         Além da loja de artesanato será  montado também o Armazém do Agronegócio. Um espaço decorado em madeira para  remeter à idéia de Secos & Molhados, com exposição e comercialização de  produtos do agronegócio e de projetos apoiados pelo SEBRAE/SC como a APL das  Ostras, bananicultura, mel, vinho. O local terá vitrines e o visitante poderá  conhecer melhor os produtos de várias regiões do Estado.
           A idéia, segundo Simone Amorim  Pereira Cabral, coordenadora Estadual do Programa de Artesanato do SEBRAE/SC, é  apresentar na feira um espaço similiar ao da 1ª Mostra Sebrae de Produtos  Artesanais - Aroma, Sabor e Arte Catarina que ocorreu no início do ano, no  Beiramar Shopping, em   Florianópolis. O evento reuniu produtos derivados dos  projetos apoiados pelo SEBRAE/SC como trabalhos em renda, cerâmica, fibra,  tapeçaria, velas, madeiras, couro, bem como cachaça, licor, geléias e outros.  No local também haverá oficinas de demonstração. 'As oficinas vão acontecer em  um ambiente especial - uma casa açoriana onde os artesãos farão demonstração do  seu trabalho interagindo com o público', explica Simone.
           
         O público também poderá participar  de palestras com consultores especializados do SEBRAE/SC abordando diferentes  temas como Empreendedorismo; Artesanato como Ocupação e Renda; Comércio Justo e  sobre o Prêmio Top 100, uma premiação para as 100 melhores unidades de  artesanato do País. 'É um prêmio de gestão. Consultores visitam ateliês ou  grupos de produção, avaliam que tipo de trabalho faz o artesão a partir de  critérios estabelecidos pelo SEBRAE Nacional e por especialistas: como ele age  com o meio ambiente; se ele divulga o seu produto; se faz coleção anual; como  estuda a questão da coleção; se ele observa tendências de mercado ou vai por  gosto próprio. São observados e avaliados uma série de critérios que resultam  na premiação em nível nacional', divulga Simone.
         
          Os projetos  de artesanato foram destaque na última Feira do Empreendedor, como uma  oportunidade real e importante para geração de novos negócios.
         
          Informações  e incrições: as novidades para 2008 podem ser acessadas através do site da  Feira do Empreendedor. 
           
          A participação  na Feira do Empreendedor é aberta ao público em geral e pode ser feita  gratuitamente, para quem inscrever-se antecipadamente, através do site.
          
          
         voltar para ler mais notícias