Artesanato brasileiro em fibras naturais e pedras será levado   a evento que reúne 48 países; é a segunda vez que a artesã Maria de Lourdes   Amado representa o Brasil no exterior
         Brasília - A artesã Maria de Lourdes Amado, de Sobradinho,   cidade satélite do Distrito Federal, vai representar o Brasil no Festival   Pan-Africano de Cultura, na Argélia, que será realizado nos dias 5 a 20 de   julho, com a participação de 48 países. Indicada pelo Sebrae/DF ao Itamaraty, a   artesã já participou, em 2008, da feira internacional Suraj Kund Crafts Mela, na   Índia. Com o sucesso do trabalho em fibras naturais exposto no evento   reconhecido internacionalmente, o Ministério das Relações Exteriores repetiu o   convite, desta vez, para o festival africano.
             
           Nascida numa família de   artesãos, Lourdes traz criatividade e sensibilidade para a arte nas veias e é   dona de uma trajetória de dedicação e sucesso. Para a artesã, que há oito anos   recebe o apoio do Sebrae/DF, a superação é uma constante busca para a realização   profissional.
           
           “Aprendi a empreender de verdade. Participei, com a ajuda   do Sebrae, de vários cursos de capacitação técnica e gerencial, feiras,   exposições, salões de turismo, eventos em hotéis e várias outras programações,   em Brasília e em outros estados. Porém, o mais inesperado foi a minha indicação   para a Índia, que me proporcionou grandes oportunidades”, conta.
           
           O último   curso de capacitação do qual participou foi com o designer e artista plástico   Luiz Galvão. “O curso me ajudou a deixar fluir algumas ideias. Se eu não tivesse   participado, talvez não conseguisse atender a uma encomenda de 12 peças para o   Japão”, disse a artesã, que há seis anos também exporta para a França, Estados   Unidos e Itália. “Vender para outros países parecia um sonho. Mas aconteceu”,   comemora.
           
           Quando começou os trabalhos no artesanato, a produção de Maria   de Lourdes era focada em bolsas e acessórios. Hoje, seguindo as tendências do   mercado, a prioridade são peças de decoração como cestas, fruteiras, luminárias   e mandalas. Tudo feito com fibras naturais e pedras.
           
           Para a gestora do   Projeto Artesanato do Sebrae/DF, Rogéria Santa Cruz, o sucesso de Maria de   Lourdes não é uma surpresa. “Além de muito dedicada, ela trabalha com um produto   que tem design, forte apelo comercial e é adequado para o mercado. As pessoas se   encantam pela qualidade. Sem dúvida, o Brasil está muito bem representado”,   resume.
           
           Serviço:
           Sebrae no Distrito Federal - (61) 3362-1600
           
www.df.sebrae.com.br
           Central de Relacionamento   Sebrae - 0800-570-0800
           Mais informações sobre os produtos e a história da   artesã estão disponíveis no endereço 
www.capimdourado.net.